KATAKATA 2014

Tiago Coelho Sem Título, Fotografia, 2010


KATAKATA
Aqui e lá: Museus, memória e cultura Afro-Brasileira

O senso-comum, em boa medida, suplantou a multiplicidade étnica e cultural constitutiva disso que se convencionou chamar de “raça negra”. Mas a alegoria parece ter precipitado a sua própria legitimidade ao conformar, pelo revés da opressão, uma identidade histórica e social.
Nas fotografias desta exposição coletiva, indivíduo e raça não são contrapontos, mas uma justaposição reveladora de identidades afirmativas, que resistem ao processo de esvaziamento cultural que estamos sofrendo. Em KATAKATA [aqui e lá na língua iorubá] a pele, esta fronteira que delimita um homem e também sua raça, estabelece o ponto inicial de uma jornada aos permeáveis mundos daqueles que, longe de sua terra, constroem, com suas expressões artísticas, memórias e anseios, um novo chão.
Benhur Bortolotto
Escritor

Artistas: Adriano Bastos, André Gomes, Cintia Rodrigues, Esperança Gadêlha, Fabiana Sasi, Flavya Mutran, Gilberto Perin, Igor Sperotto, Jorge Bueno, Julio Lima-Appel, Luiz Eduardo Achutti, Marcelo Lubisco Leães, Maura Machado, Thyago Schäfer, Tiago Coelho, Victor Eskinasi.

Serviço:
Abertura dia 24 de setembro, quarta-feira às 20hs
Centro Regional de Cultura Rio Pardo
Rua Andrade Neves, 679
Rio Pardo - RS
Visitação de 24 de setembro a 31 de outubro de 2014
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, 13h30 às 17h.
Sábados, das 8h30 às 12h, 14h às 17h.

Domingos, das 15h às 18h.