VOLÚPIA CONSTRUTIVA – Prazer e Ordenamento em Desenho Sobre Papel no Acervo do MACRS

Milton Kurtz Relações inoxidáveis, desenho em técnica mista sobre papel, 1981

O DESENHO NO ACERVO DO MACRS

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul inaugura na próxima sexta-feira dia 27 de junho de 2014, às 19h, a exposição Volúpia Construtiva – Prazer e Ordenamento em Desenho sobre Papel no Acervo do MACRS, apresentando 32 artistas da coleção do Museu, entre trabalhos históricos e aquisições recentes, com curadoria de Eduardo Veras, na galeria Sotero Cosme. Visitação até 10 de agosto.

Não é raro que o desenho e o gesto de desenhar apareçam associados à livre expressão criativa. Haveria uma espécie de ventura – um prazer, uma alegria – na experiência de meramente tomar um lápis e fazê-lo percorrer o espaço em branco.
Tampouco é incomum que o desenho seja compreendido como um dos meios mais eficazes para a formulação ou o desenvolvimento de uma ideia. O desenho se presta bem para arquitetar pensamentos. Não por acaso, seguidamente, apresenta-se como sinônimo de projeto.
Mais estranho é que essas duas forças – a glória de fazer brotar imagens no papel e a virtude da elaboração intelectual – sejam percebidas em alinhamento, correndo em um mesmo sentido. Daí o mote desta exposição.
Volúpia construtiva examina como, no mesmo plano, com frequência se combinam vetores que apenas na aparência estariam em oposição. Essa percepção emerge de uma pesquisa junto ao acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Não corresponde a um levantamento exaustivo da seção de desenhos dessa coleção, menos ainda equivale a um panorama da produção rio-grandense em torno dessa categoria de trabalhos ou de suas possibilidades expandidas. Propõe antes um recorte que sinaliza o convívio – por vezes tensionado – entre a volúpia criativa e o ordenamento construtivo.
Eduardo Veras
Professor do Instituto de Artes da UFRGS e membro do Comitê de Curadoria e Acervo do MACRS

ARTISTAS PARTICIPANTES:  ALEXANDRE COPÊS, ALEXANDRE MOREIRA, ANANDA KUHN, ANICO HERSKOVITS, CARLOS ASP,DUDI MAIA ROSA, EDUARDO HAESBAERT, EDUARDO KICKHÖFEL, EDUARDO NASI,EDU OLIVEIRA, ELAINE TEDESCO,  ELLOAR GUAZZELLI FILHO, GERSON REICHERT, GISELA WAETGE, GUILHERME DABLE, JAILTON MOREIRA, JANDER RAMA, JOÃO LUIZ ROTH, JORGE MENNA BARRETO, LEÓN FERRARI, LUCIANO ZANETTE, MÁRCIA TIBURI, MARCOS FIORAVANTE, MARTA PENTER, MAYANA REDIN, MILTON KURTZ, ROGÉRIO LIVI, ROSELI JAHN, SONIA LABOIRIAU, TADAO ANDO, TERESA POESTER E VIVIANE PASQUAL.

SERVIÇO:
Abertura da exposição dia 27 de junho de 2014 às 19h.
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
Galeria Sotero Cosme, Rua dos Andradas, 736, 6º andar,
Casa de Cultura Mario Quintana
Visitação de 28 de junho a 10 de agosto de 2014.
Segunda das 14h às 18h, de terça a sexta das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados das 12h às 19h.
Informações: +55 51 3221 5900 / E-mail: mac@sedac.rs.gov.br
ENTRADA FRANCA