JARDIM EM FLOR de Téti Waldraff no MACRS


Intervenções em japonês...Ikebana, Caneta Posca sobre folha de calendário, 2013–2014.

MACRS exibe JARDIM EM FLOR de TÉTI WALDRAFF


Uma das lembranças mais vívidas de Téti Waldraff (Sinimbu, RS, 1959) é do período em que, menina, percorria e observava o primoroso jardim mantido pela mãe. O amor que Dona Íris devotava às plantas e o modo como distribuía as espécies, harmonizando formas e cores, foram alimentando desde cedo o olhar e a sensibilidade de Téti, que, quando percebeu, também cultivava jardins. Reais ou fictícios, eles são como a própria artista: lúdicos, desembaraçados, obsessivos. E, fundamental: plenos de memórias e afetos.
Pode-se dizer que tudo, na sua obra, é resultado de encontros. Para Téti, é essencial vaguear pela cidade, deixar-se surpreender pela natureza, respirar o mato verde do distrito de Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves, onde mantém ateliê. Os registros desses percursos, depois elaborados, manifestam-se nos diários da artista, nos quais escreve, projeta, risca, colore, fixa imagens e impressões. Anotações pessoais e, ao mesmo tempo, documentos de trabalho, esses cadernos revelam procedimentos similares aos verificados em seus desenhos e objetos: sobreposição, aglutinação, colagem, costura, embrulhamento, amarração.
Tais processos despontaram no final dos anos 1990, quando, perguntando a si mesma se ainda poderia pintar uma paisagem, Téti trocou os materiais tradicionais por uma miríade de tecidos, lantejoulas, flores de plástico, botões e artefatos hodiernos frequentemente qualificados como kitsch. Fascinada por seus brilhos, transparências e texturas, passou a construir jardins ambulantes, cujos títulos sugerem a capacidade de ressignificação de nossas bagagens cotidianas.
Organizada como uma pequena antologia, a mostra articula trabalhos de mais de 25 anos de perseverante e contínua produção, escancarando o transbordamento de emoções dessa artista e arte-educadora que resolveu fazer da vida um ato potente de arte.
                                                                                                                 
Paula Ramos
Crítica de arte, professora-pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS


SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO: JARDIM EM FLOR – Téti Waldraff

Curadoria: Paula Ramos

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – Galeria Xico Stockinger
INAUGURAÇÃO DIA 10 DE JUNHO DE 2014 ÀS 19h.

VISITAÇÃO: De 11 de Junho a 10 de Agosto de 2014, segunda das 14h às 19h, de terça à sexta das 10h às 19h, sábado, domingo e feriados das 12h às 19h.

ONDE: Museu de Arte Contemporânea do RS, Rua dos Andradas, 736, 6º andar, Casa de Cultura Mario Quintana, Bairro Centro Histórico - Porto Alegre/RS - CEP 90020-004.

CONTATO: TEL +55 51 3221 5900 / E-MAIL: mac@sedac.rs.gov.br

ENTRADA FRANCA