TERRITÓRIO DA FOLHA paisagens de Teresa Poester no MACRS



 Eragny sur Epte, pintura, 2002.

MACRS exibe paisagens de Teresa Poester


            O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) inaugura no próximo dia 29 (terça-feira), às 19h, a exposição Território da folha – paisagens de Teresa Poester, com curadoria de Eduardo Veras. A mostra, na Galeria Sotero Cosme, no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, parte da constatação de uma persistente e continuada questão, que atravessa quase quatro décadas de trabalho dessa artista: a representação da paisagem. Embora não se caracterize como uma retrospectiva tradicional, Território da folha percorre diferentes momentos da trajetória de Teresa, centrando-se naqueles em que a ideia ou pelo menos a sugestão de paisagem estavam presentes. A mostra abrange trabalhos do final dos anos 1970 ao presente mais recente: da figuração livre, fortemente calcada no desenho de observação, até o gestual abstrato e nervoso, com obsessivas sobreposições de linhas, definidas tanto pela mão da artista quanto pela experimentação digital. A maioria das obras, realizada nos quase 10 anos em que a artista residiu na França, entre Paris e Eragny sur Epte, é inédita no país.


Esse recorte, proposto pelo curador, o professor e crítico de arte Eduardo Veras, enfatizava inicialmente as obras de Teresa que fazem parte do acervo do MACRS, bem como o grande formato e a técnica do desenho. Porém, em sua conformação final, a exposição inclui pinturas, vídeos e gravuras, compreende peças de colecionadores particulares e do acervo da própria artista, e passeia ainda por diferentes dimensões. Acolhe, por exemplo, esboços e anotações gráficas muito breves e despretensiosas, que nunca vieram a público. No total, são mais de 50 trabalhos.  


Gaúcha de Bagé, radicada em Porto Alegre, Teresa completa 60 anos de vida em 2014. Figura entre os mais importantes artistas em atividade no estado, ligada à formação de pelo menos uma geração de jovens desenhistas. É Doutora em Artes, atuando como professora no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na escola, coordena a pesquisa do Atelier D43, coletivo que investiga a relação do desenho com outras linguagens, promovendo cursos, palestras e exposições.


Território da folha – paisagens de Teresa Poester será inaugurada em 29 de abril, às 19h, seguindo em cartaz de 30 de abril a 1º de junho de 2014, às segundas, das 14h às 19h; de terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h, sempre com entrada franca. O Museu de Arte Contemporânea do RS - Galeria Sotero Cosme fica na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, 6º andar).

Porto Alegre, 14 de abril de 2014



PARA ENTREVISTAS, CONTATOS COM A ARTISTA PELOS FONES: 


8411-1135 ou 3209-4341





COM O CURADOR:


9699-2828 ou 3361-3915




COM O MACRS:


Diretor: André Venzon : 81254411

Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS: 51 3221 5900
Galerias Sotero Cosme- 6º andar/CCMQ
Rua dos Andradas, 736 - Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ

Porto Alegre / RS - Brasil
 

Visitação: segundas das 14h às 19h, de terças a sextas, das 10h as 19h.
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. ENTRADA FRANCA
Agendamento de turmas para visitas:

mac@sedac.rs.gov.br - facebook.com/contemporanears