SEMINÁRIO PROJETO ENTRE: CURADORIA A - Z

O Museu de Arte Contemporânea do RS apresenta o Seminário

PROJETO ENTRE: CURADORIA A – Z





E O PAPEL DOS MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA E DAS BIENAIS COMO LUGARES DE MEMÓRIA E ACERVO DA HISTÓRIA DA ARTE RECENTE NO BRASIL.

Dia 22 de outubro, das 10h às 12h e das 14h às 17h30min, no Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana)
Este seminário tem o propósito de trazer reflexões a partir do Projeto ENTRE: Curadoria A – Z, que mapeou a produção artística de 87 artistas visuais contemporâneos no Rio Grande do Sul, na primeira década deste novo milênio, sendo resultado de seis anos de pesquisa da curadora e crítica de arte Ana Zavadil. As apresentações dos palestrantes convidados serão orientadas para a importância da exposição e publicação deste projeto no Museu de Arte Contemporânea do RS – MACRS, que ao mesmo tempo em que contribui para o processo de legitimação da produção artística contemporânea, amplia o acervo do Museu, com importantes doações de obras de arte dos artistas participantes. O seminário também vai propor a reflexão sobre a importância dos museus de arte contemporânea brasileiros e das nove edições da Bienal do Mercosul como agentes de transformação e valorização do campo artístico local e internacional.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

ABERTURA - 10h

PALESTRANTES:

ANA ZAVADIL / Curadora da exposição ENTRE: CURADORIA A - Z, crítica de arte, bacharel em artes visuais com ênfase em história, teoria e crítica de arte pelo IA - UFRGS e mestre em arte contemporânea pelo CAL - UFSM. É curadora-chefe do Museu de Artes do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS.

PAULO GOMES / Artista visual, crítico de arte e curador independente. Professor adjunto no Bacharelado em História da Arte (IA - UFRGS) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (CAL - UFSM). É membro do Comitê de Acervo e Curadoria do MACRS.

TADEU CHIARELLI / Graduado em Educação Artística, Mestrado e Doutorado USP, professor junto ao Departamento de Artes Plásticas da USP. Orientador junto ao Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais. Atuação: História da Arte, Teoria da Arte, Crítica da Arte, Arte e Fotografia, Arte Brasileira Contemporânea. Foi curador-Chefe do MAM-SP. Coordena o Centro de Estudos Arte&Fotografia e o Grupo de Estudos em Crítica de Arte e Curadoria, ambos no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Em abril de 2010 foi nomeado Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP.

11h30min - PERGUNTAS DO PÚBLICO PARA OS PALESTRANTES

12h - INTERVALO PARA ALMOÇO

TARDE

ABERTURA - 14h

GAUDÊNCIO FIDELIS / Atual Diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). É bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Arte pela Universidade de Nova Iorque e Doutor em História da Arte pela Universidade do Estado de Nova Iorque. Foi diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais do Rio Grande do Sul e fundador e primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Foi curador-adjunto da 5ª Bienal do Mercosul.

BIANCA KNAAK / Professora e pesquisadora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atua junto aos Cursos de Artes Visuais e História da Arte. Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas pelo Centro Universitário Feevale, junto a UFRGS obteve os títulos de Doutora em História (IFCH, 2008) com tese sobre as Bienais do Mercosul e Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte (IA, 1997). Entre 1999 e 2002, dirigiu o Museu de Arte Contemporânea (MACRS) e o Instituto Estadual de Artes Visuais do Rio Grande do Sul (IEAVi).

15h00 - INTERVALO PARA CAFÉ

15h30min - RETORNO

BERNARDO JOSÉ DE SOUZA / Curador do espaço da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. É curador independente, escreve para publicações de arte e comunicação e é professor na pós-graduação em moda da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul. Foi Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre entre 2005 e 2013, onde foi curador de várias exposições e festivais de cinema, incluindo O riso e a melancolia com Paul McCarthy, Guto Lacaz e William Wegman entre outros; e Do lixo ao luxo: hibridismo e reciclagem cultural, com Chiara Banfi e Jonathan Caouette. Bernardo é graduado em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e pós-graduado em moda e fotografia pelo London College of Fashion. É membro do conselho da Fundação Vera Chaves Barcellos e dos conselhos curador e consultivo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS.

16h - PERGUNTAS DO PÚBLICO PARA OS PALESTRANTES

16h30min - DEBATE ENTRE TODOS OS PALESTRANTES E O PÚBLICO

Mediação: ANDRÉ VENZON / Diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS. Graduado em Artes Visuais no IA - UFRGS e especialista em Gestão Cultural pela Universidade de Girona/Espanha – CEU. Graduando de Lincenciatura em Artes Visuais no IA - UFRGS.

ENCERRAMENTO 17h30min

INSCRIÇÕES

vagas limitadas (200 vagas) com entrega de certificado para os participantes ao final do seminário.