DUAS GRANDES EXPOSIÇÕES ANTECIPAM A BIENAL NO MACRS



CÉUS DE CHUMBO SOBRE HORIZONTES DE FERRO
Exposição individual de Ubiratã Braga

APRESENTAÇÃO/REPRESENTAÇÃO
A FOTOGRAFIA ALEMÃ CONTEMPORÂNEA

Duas grandes exposições antecipam a Bienal no MACRS


O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul inaugura no dia 22 de agosto, às 19h, a temporada de exposições do segundo semestre de 2013, com duas grandes mostras de arte contemporânea.
A Galeria Xico Stockinger apresenta CÉUS DE CHUMBO SOBRE HORIZONTES DE FERRO, do artista plástico UBIRATÃ BRAGA. Há mais de 15 anos sem expor individualmente, Bira apresenta desenhos e pinturas com curadoria de PAULA RAMOS.
Já em APRESENTAÇÃO/REPRESENTAÇÃO, dez artistas da fotografia alemã contemporânea, com curadoria de THOMAS WESKI, integram a mostra realizada pelo Instituto de Relações Exteriores (ifa) / Alemanha, dentro das comemorações da "Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014", em conjunto com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul/MACRS e Goethe-Institut Porto Alegre, na galeria Sotero Cosme.
Ambas exposições terão coquetel elaborado pelo curso de gastronomia da UNISINOS, sob coordenação do Prof. Chef Alexandre Baggio e da Prof.ª Esp.ª Ágata Morena Britto de Oliveira, que participam do projeto ARTE, GASTRONOMIA E BEBIDAS REGIONAIS, idealizado em parceria com o grupo de trabalho RS Mais Gastronomia, com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), da Associação de Produtores de Cana-de-açúcar (APRODECANA) e da Coruja Cerveja Viva.






CÉUS DE CHUMBO SOBRE HORIZONTES DE FERRO
UBIRATÃ BRAGA


Espaços picturais densos e simbólicos, resultado não de um projeto ou de uma intenção pré-estabelecida, mas do enfrentamento com os suportes e materiais, com a própria trajetória artística. Lentos e exigentes no processo, ora gritantes, ora sussurrantes na forma, os desenhos e pinturas de Ubiratã Braga (Porto Alegre, RS/1965) nascem como campos de experiência formal e expressão dos afetos. Dão visibilidade, cada qual a seu modo, ao turbilhão de sentimentos, compreensões e lembranças que movem o artista, em sua tentativa de instaurar ordem ao que emerge como caos.
Céus de chumbo sobre horizontes de ferro marca o retorno de Ubiratã Braga aos ambientes expositivos, após 15 anos sem expor individualmente. Resultado de um processo permanente de reflexão e dúvida, os trabalhos desdobram aspectos marcantes da poética do artista, como a figuração, as sobreposições e sedimentações, bem como o caráter confessional, convidando-nos a observar as camadas e tempos que os tornaram possíveis.
Paula Ramos
Crítica de arte, professora-pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS




APRESENTAÇÃO/REPRESENTAÇÃO

A exposição “Apresentação/Representação” exibe dez artistas contemporâneos alemães que trabalham com fotografia: Heidi Specher, Laurenz Berges, Albrecht Fuchs, Karin Geiger, Claus Goedicke, Uschi Huber, Matthias Koch, Wiebke Loeper, Nicola Meitzner e Peter Piller. Após um longo domínio da primeira geração de alunos de Bernd Becher da Academia de Artes de Düsseldorf, a Alemanha no campo da fotografia nacional e internacional, desenvolveu nestes últimos anos uma viva e heterogênea atividade fotográfica que não pode ser atribuída a nenhuma instituição de formação, região ou estilo dominante. Atualmente, a fotografia encontra-se em uma fase de transição do meio analógico para o meio digital. Dessa forma, também surge um novo entendimento desse meio.
                                                           
Os fotógrafos convidados refletem a situação modificada por meio de uma construção de autenticidade projetada de forma deliberadamente subjetiva.  Eles representam uma geração, cuja história não se descreve mais exclusivamente baseada em critérios da antiga Alemanha oriental ou ocidental. Trata-se de um grupo de fotógrafos que acredita na fotografia como uma forma de imagem independente.

Apresentação/Representação tem curadoria de Thomas Weski e é uma realização do Instituto de Relações Exteriores (ifa) / Alemanha, da "Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014", em conjunto com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul/MACRS e Goethe-Institut Porto Alegre.


SERVIÇO

O quê
CÉUS DE CHUMBO SOBRE HORIZONTES DE FERRO
Individual de Ubiratã Braga
Curadoria de Paula Ramos
Galeria Xico Stockinger

APRESENTAÇÃO/REPRESENTAÇÃO
Coletiva de Heidi Specher, Laurenz Berges, Albrecht Fuchs, Karin Geiger, Claus Goedicke, Uschi Huber, Matthias Koch, Wiebke Loeper, Nicola Meitzner e Peter Piller
Curadoria de Thomas Weski
Galeria Sotero Cosme

Quando
Abertura: dia 22 de agosto de 2013 às 19h
Visitação: de 23 de agosto a 22 de setembro de 2013
Horário: Segundas, das 14 às 19h; terças a sextas, das 10 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12 às 19h

Onde
MUSE DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO RIO GRANDE DO SUL – MACRS
Rua dos Andradas, 736 – 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Centro Histórico – Porto Alegre/RS – CEP  90020-004

Informações e agendamento de escolas
+55 51 3221 5900
mac@sedac.rs.gov.br / www.blogspot.com.br / facebook.com/contemporanears

ENTRADA FRANCA