AAMACRS LANÇA CLUBE DE COLECIONADORES DO MACRS



A artista Nara Amélia, vencedora do 7º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas nas categorias Destaque em Gravura e Prêmio de incentivo à produção plástica, é uma das dez artistas que participam da primeira edição do Clube de Colecionadores do MACRS.

A Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RGS (AAMACRS) reuniu no dia 30 de julho, às 18h, em um coquetel oferecido pelo restaurante 72 IN, os artistas participantes da primeira edição do “Clube de Colecionadores do MACRS”

O projeto visa difundir e aproximar o artista visual contemporâneo gaúcho do grande público e, principalmente, oportunizar a todos a possibilidade de iniciar ou ampliar sua coleção de arte com obras de dez importantes artistas representados na coleção do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Limitada a 100 exemplares titulados, assinados e datados, as edições são acompanhadas do certificado de autenticidade.

Para isto foram convidados artistas para criarem obras de arte exclusivas para o clube, que serão múltiplos de tiragem limitada (10 exemplares de cada artista), comercializadas em cinco parcelas de R$ 200,00 ao mês. As obras dos artistas convidados são em técnicas diversificadas entre escultura, cerâmica, fotografia, objeto e gravura. Todas as obras tem o mesmo valor final de R$ 1.000,00, porém o colecionador deverá optar no ato da compra pelo carnê de qual artista gostará de adquirir. Serão confeccionados carnês personalizados, já com os nomes dos artistas, e este poderá ser pago mensalmente em qualquer agencia do Banco do Brasil. O colecionador se torna, automaticamente, amigo e membro do Clube de Colecionadores do MACRS.

Acompanhando o exemplo dos clubes de colecionadores existentes nos Museus de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro, ao estimular o colecionismo, o projeto da AAMACRS colabora com 50% da renda arrecadada (os outros 50% são para financiamento das obras dos artistas participantes) para manutenção da programação cultural do MACRS.

Além disso, o Museu de Arte Contemporânea Rio Grande do Sul – MACRS guardará em sua coleção uma “prova de artista” de cada série de obras comercializadas pela Associação. Todos os múltiplos são obras originais, assinadas, numeradas e datadas. As edições serão acompanhadas do certificado de procedência e autenticidade.


Artistas convidados:

Carlos Tenius – Escultor
Eleonora Fabre – Objeto
Fábio Del Re – Fotografia
Luiz Antônio Felkl- Terracota
Luiz Carlos Felizardo – Fotografia
Marilice Corona – Gravura
Nara Amélia – Gravura
Nelson Wilbert – Gravura
Tereza Poester- Gravura
Jorge Menna Barreto - Objeto

Fotojornalistas convidados:

Dulce Helfer - Fotografia
Fredy Vieira - Fotografia

Será uma oportunidade exclusiva para os apreciadores de arte contemporânea iniciar ou ampliar sua coleção com obras de artistas importantes, representativos e certificados pelo MACRS.

Interessados em participar do Clube de Colecionadores poderão obter informações através do telefone (51) 3221 5900, ou e-mail: mac@sedac.rs.gov.br.

Equipe do Clube de Colecionadores:

Bina Monteiro
Diretora Cultural AAMACRS

André Venzon, Bina Monteiro Zetti Neuhaus
Comitê de Organização do Clube de Colecionadores

Diretoria AAMACRS
Presidente | Flávio Sarmento Leite do Couto e Silva
Diretor de Captação e Finanças | Ricardo Russowsky
Diretor de Comunicação e Marketing | Carlos Alberto Carvalho Filho
Diretora Técnica | Elisabete Bina Monteiro
Diretora de Relações Sociais | Fernanda Campos Sirena
Diretora de Relações Institucionais | Carla Macedo