“O Último Homem na Lua”

uma experiência entre narrativa e ilustração


No dia 07 de dezembro de 2012, a partir das 19 horas, a exposição “O Último Homem na Lua” entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MACRS, ocupando a Galeria Xico Stockinger, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. O evento conta com lançamento e sessão de autógrafos do livro homônimo, escrito por Rodrigo dMart e ilustrado por Antônio Augusto Bueno, uma fábula lírica no gênero ficção científica que trata sobre o fim da humanidade. A abertura terá ainda uma performance musical conduzida pelo compositor João Marcos “Negrinho” Martins. A mostra é a última exposição da programação que comemora os 20 anos do MACRS.

A proposta tem curadoria da ilustradora e professora do Instituto de Artes (UFRGS), Laura Castilhos, que destaca as trocas criativas de todos os participantes: O Último Homem na Lua é uma obra coletiva: une o olhar do escritor, do artista plástico, da fotógrafa, do designer, do músico, com o olhar do fruidor”.

O trabalho envolveu diferentes linguagens artísticas como desenho, escultura, fotografia e vídeo para criar um livro ilustrado e uma exposição de arte contemporânea. Os autores fizeram uso de colagem, assemblage e manipulação digital de imagens e textos para criar experiências narrativas – fanzine, livro-objeto, videoarte – com referências na contracultura, na literatura, na música, no cinema e na história da arte. Rodrigo dMart destaca a versatilidade do hibridismo de linguagens: “a ideia começou como uma letra de música e se desdobrou. São essas experiências de narrativa que nos interessam”.

Para registrar o andamento de “O Último Homem na Lua”, os artistas e os colaboradores do projeto apresentaram em um blog na internet as ações desenvolvidas, notícias, conceitos e referências, textos e rascunhos. O processo de criação vem sendo realizado, desde fevereiro de 2010, nos ateliês Jabutipê, de Bueno, e Imagina Conteúdo Criativo, de dMart e Yara Baungarten, em Porto Alegre (RS). Antônio Augusto comenta que “se o conto foi o norte para as primeiras ilustrações, com o passar do tempo, foram as conversas com toda a equipe, as sessões fotográficas e os diferentes testes de diagramação do livro que passaram a influenciar o meu desenho”.

Com o financiamento pelo FUMPROARTEFundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre, o projeto contemplou ainda ações educativas com palestras e oficinas sobre desenho e roteiro entre março e outubro, para professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola, na zona sul da Capital gaúcha.

Para mais imagens de divulgação do projeto clique aqui.

SERVIÇO:         

O Último Homem na Lua – EXPOSIÇÃO / LANÇAMENTO DO LIVRO
Abertura: 07 de dezembro de 2012, sexta-feira, 19h.
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul  - MACRS
Galeria Xico Stockinger, 6º andar, na Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre - RS/Brasil - CEP 90550-005
Visitação: de 07 de dezembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013.
Segundas das 14h às 19h. De terças à sextas das 10h às 19h.
Sábados, domingos e feriados das 12h às 19h.
T +55 51 3221-5900 / www.macrs.blogspot.com / facebook.com/contemporanears

PROJETO “O Último Homem na Lua
Texto de Rodrigo dMart
Ilustrações de Antônio Augusto Bueno
Curadoria de Laura Castilhos
Projeto gráfico de Indio San
Fotografia de Renata Stoduto
Trilha sonora de João Marcos “Negrinho” Martins
Montagem de Nelson Rosa
Produção executiva e divulgação de Yara Baungarten
Realização de Imagina Conteúdo Criativo e Jabutipê

Contatos:

Yara Baungarten – +55 (51) 9236-7919