O FUTURO CONTEMPORÂNEO

Escultura da Série Xingú  - O Homem e o Rio (Figura antropomorfa em resina, 266x60x22cm, 1990) do artista Gonzaga.
A obra participou da exposição do artista em sala especial da XVII Bienal de São Paulo/1991.
Doação do artista para o acervo do MACRS.
 
Duas grandes exposições encerram o calendário comemorativo dos 20 Anos do MACRS rumo a nova sede em 2013.

O Último Homem na Lua*, projeto de artes plásticas e literatura, é realizado pelo artista visual Antônio Augusto Bueno e pelo jornalista, músico e escritor Rodrigo dMart. Com curadoria de Laura Castillhos, tem lançamento do livro homônimo na abertura da mostra e financiamento do Fumproarte.

Gravando*, apresenta o Projeto 12x14 com diversas técnicas da arte da gravura, com mais de 100 artistas convidados, que doaram gravuras em pequenas dimensões (12x14cm) formando uma importante e representativa coleção da gravura contemporânea brasileira para o acervo do MAC. A partir de março de 2013, esta coleção estará disponível para exposições em outros museus de arte do RS (Contato para agendamentos: 3221 5900). A exposição conta também com a mostra do Espaço + Ateliê, reunindo trabalhos das artistas Cris Rocha e Kika Levy, idealizadoras do Projeto 12x14, que assinam a curadoria das exposições com a artista Graziela Salvatori, responsável por convidar 70 artistas gaúchos a participarem do projeto, que recebeu o apoio institucional do Museu do Trabalho para impressão de diversas das gravuras.

Além destas mostras, também no dia 07/11, o MACRS inaugurará no espaço Vasco Prado a placa alusiva aos 20 Anos da Instituição e entregará ao público a doação de escultura da Série Xingú, "O Homem e o Rio", do artista Gonzaga, que participou com sala especialda XVII Bienal de SP, em 1991.
Para 2013, já estão confirmadas importantes exposições, tendo como ponto alto da programação, no segundo semestre do ano, a inauguração da nova sede junto ao centro cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS - Campus Porto Alegre), com a exposição MAC 21, quando será exibido o novíssimo acervo do Museu com obras adquiridas pelo Prêmio Procultura de Incentivo as Artes Visuais MARCANTONIO VILAÇA da Funarte/MINC. Esta coleção inclui trabalhos referenciais para o estudo da arte brasileira contemporânea, dos artistas ALFREDO NICOLAIEWSKY, CARLOS PASQUETTI, CARLOS VERGARA, CILDO MEIRELES, DENISE GADELHA, ELAINE TEDESCO, GIL VICENTE, HENRIQUE OLIVEIRA, JORGE MENNA BARRETO, LÚCIA KOCH, MARIA LÚCIA CATTANI, NELSON LEIRNER, PAULO BRUSCKY, REGINA SILVEIRA, ROCHELE COSTI, RODRIGO BRAGA, RÔMULO CONCEIÇÃO, ROSÂNGELA RENNÓ, SAINT CLAIR CEMIN, TETI WALDRAFF, WALMOR CORRÊA. A curadoria é do professor e Doutor em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, Paulo Gomes, conselheiro e membro do comitê de acervo e curadoria do Museu. (Mais detalhes sobre a programação 2013, o projeto da nova sede e das aquisições do projeto MAC 21 podem ser obtidas pelo telefone 8125 4411 c/ André Venzon).

 Vista interior do espaço do futuro centro cultural do IFRS onde terá lugar a nova sede do MACRS.

O MACRS, às vésperas de completar a maioridade, segue na sua missão de tornar mais público seu acervo, através de projetos artísticos e educativos
que relacionem os diversos agentes do campo da arte e ampliem a esfera de presença do ser contemporâneo em nossa sociedade.


*Os releases com as informações completas destas exposições podem ser conferidos logo abaixo.



  
Foto: Obra de Antônio Augusto Bueno
 O ÚLTIMO HOMEM NA LUA
uma experiência entre narrativa e ilustração

O Último Homem na Lua” é um projeto de artes plásticas e literatura, realizado pelo jornalista, músico e escritor Rodrigo dMart
e pelo artista plástico Antônio Augusto Bueno.

No dia 07 de dezembro, a partir das 19 horas, a exposição “O Último Homem na Lua” entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), ocupando a galeria Xico Stockinger, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. O evento conta com lançamento e sessão de autógrafos do livro ilustrado de mesmo nome, escrito por Rodrigo dMart e ilustrado por Antônio Augusto Bueno, uma fábula lírica no gênero ficção científica que trata sobre o fim da humanidade. A abertura terá ainda uma performance musical conduzida pelo compositor João Marcos “Negrinho” Martins. O projeto tem financiamento do Fumproarte.
A mostra, que integra as últimas exposições da programação 2012 que comemora os 20 anos do MACRS, tem curadoria da ilustradora e professora do Instituto de Artes (UFRGS), Laura Castilhos, que destaca as trocas criativas de todos os participantes: O Último Homem na Lua é uma obra coletiva: une o olhar do escritor, do artista plástico, da fotógrafa, do designer, do músico, com o olhar do fruidor”.
O trabalho envolveu diferentes linguagens artísticas como desenho, fotografia e vídeo para criar um livro ilustrado e uma exposição de arte contemporânea. Os autores fizeram uso de colagem, assemblage e manipulação digital de imagens e textos para criar experiências narrativas – fanzine, livro-objeto, videoarte – com referências na contracultura, na literatura, na música, no cinema e na história da arte. Rodrigo dMart destaca a versatilidade do hibridismo de linguagens: “a ideia começou como uma letra de música e se desdobrou. São essas experiências de narrativa que me interessam”.
Para registrar o andamento de “O Último Homem na Lua”, os artistas e os colaboradores do projeto apresentam em um blog na internet as ações desenvolvidas: notícias, conceitos e referências. O processo de criação vem sendo realizado, desde fevereiro de 2010, em Porto Alegre, nos ateliês Jabutipê, de Bueno, e Imagina Conteúdo Criativo, de dMart e Yara Baungarten, produtora executiva do projeto. Antônio Augusto comenta que “se o conto foi o norte para as primeiras ilustrações, com o passar do tempo, foram as conversas com toda a equipe, as sessões fotográficas e os diferentes testes de diagramação do livro que passaram a influenciar o meu desenho”.
Através do financiamento pelo FumproarteFundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre, o projeto contemplou ainda ações educativas com palestras e oficinas sobre desenho e roteiro entre março e outubro, para professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Goulart Brizola, localizada em um loteamento no bairro Cavalhada, zona sul da Capital gaúcha.

Sobre os autores:

Rodrigo dMart (Pelotas, 1974) é músico, jornalista e escritor. Vive e trabalha em Porto Alegre. Cursa pós-graduação em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-RS). É coordenador de Projetos Especiais na Televisão Educativa do Rio Grande do Sul (TVE-RS). No atelier e estúdio Imagina Conteúdo Criativo, desenvolve projetos em arte e comunicação com o jornalista e artista visual Yara Baungarten. dMart lançou quatro álbuns com a banda de rock Doidivanas, atuando como baterista, compositor e produtor executivo. Seu primeiro livro é a graphic novel "Um Outro Pastoreio" (2010), com o ilustrador Indio San.

Antônio Augusto Bueno (Porto Alegre, 1972) é artista plástico, bacharel em Desenho e Escultura no Instituto de Artes/UFRGS. Desde 1996, vem participando de exposições individuais e coletivas, além salões de arte em cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro e Nova York. Antônio foi indicado várias vezes para Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em Porto Alegre, e recebeu prêmios nas categorias de cerâmica e de exposição coletiva. Desde 2008, ele trabalha, ensina e coordena um espaço de arte contemporânea chamado Jabutipê, localizado no centro histórico da Capital gaúcha.




Foto: Graziela Salvatori
GRAVANDO

uma exposição que ficará gravada na memória

Também no dia 07 de dezembro, às 19h, na Galeria Sotero Cosme, do MACRS, inaugura a exposição GRAVANDO que está subdivida em duas mostras de gravura contemporânea. O PROJETO 12x14, um projeto coletivo de gravura, permanentemente exposto no Espaço + Atelier das artistas e idealizadoras da proposta, Cris Rocha e Kika Levy, em São Paulo - www.espacoatelier.com.br.

Em 2008 a exposição esteve no Goloborotko Studio e no Pratt Institute em Nova York. Entre os anos de 2009/10 foi a vez da Galeria Gravura Brasileira e do Memorial da América Latina em São Paulo receberem este representativo panorama da produção em gravura contemporânea. A cada edição novos artistas são convidados. No RS, a artista Graziela Salvatori foi convidada para ser curadora local do projeto.

Mais de 100 artistas participam do Projeto 12x14, doando obras para a coleção do MACRS: 


Alexandra Eckert, Aline Arend, Ana Calzavara, Ana Elisa Dias Baptista, Ana Holck, Ananda Kuhn, Andréa Tavares, Anico Herskovits, Antonio Augusto Bueno, Antonio Carlos Goper, Arlete Santarosa, Armando Almeida, Armando Sobral, Arnaldo Battaglini, Bethielle Kupstaitis, Bruno Oliveira,  Carolina Lopes, Clara Koury, Clara Pechansky, Claúdia Sperb, Claudio Caropreso, Claudio Mubarac, Cleiri Cardoso, Constanca Lucas, Cris Rocha, Cristina Rogozinski, Cylene Dallegrave, Daniela Claudia Scaravonatto, Danielle Noronha, Danúbio Gonçalves, Eda Lani, Edith Derdyk, Eduardo Matins, Eduardo Ver, Eliane Santos Rocha, Ernani Chaves, Ernesto Bonato, Esther Bianco, Evandro Carlos Jardim, Fabiola Notari, Fabrício Lopes, Fernanda Manéa, Fernanda Soares, Fernando Sefrin, Florence Grundeler, Francisco Maringelli, Gilberto Tomé, Glaé Macalós, Guilherme Dable, Gustavo Freitas, Helena Freddi, Helena Kanaan, Homero Lima, Iole Di Natale, Jacqueline Aronis, Jane Machado, Jerome Florent, João Ires, Kika Levy, Laurita Salles, Leandro Michels, Lilia Manfrói, Luciano Montanha, Luciano Ogura, Luisa Gabriela, Luiz Manni, Lurdi Blauth, Mabel Fontana, Marcelo Lunardi, Marcelo Monteiro, Marcia Rosa, Marcia Santos, Marcia Tiburi, Maria Regina Pinto, Marcos Mello, Marcos Sari, Margot Delgado, Maria Tomaselli, Maria Villares, Marinês Busetti, Marisa Fava Cardoso Alves, Marisa Hypolito, Maristela Salvatori, Marta Loguércio, Maura De Andrade, Mauricio Parra, Miriam Tolpolar, Nina Kreis, Norma Mobilon, Ondina Pozoco, Patricia Furlong, Paulo Chimendes, Paulo Olszewski, Paulo Penna, Rafael Pagatini, Rafael Sica, Raquel Lima, Renan Santos, Renato Mattos, Pedro Pessoa, Rafael Zuks, Rodrigo Lourenço, Rodrigo Pecci, Salete Mulin, Sergio Antunes Kal, Sheila Goloborotko, Tridente, Ulysses Bôscolo De Paula, Vinicio Giacomelli, Valdir Flores, Yili Rojas e Wilson Cavalcanti.

Na exposição do Espaço + Ateliê, as artistas Cris Rocha e Kika Levy, apresentam suas produções individuais em duas salas da galeria Sotero Cosme. Em um trabalho de parceria, compartilhando ateliê e tantos projetos, Cris Rocha e Kika Levy buscam um sentido de natureza particular, seguindo seus traços, seus gestos, suas matérias. Conforme Kátia Canton: “Mergulhando nas entranhas da gravura, Cris e Kika bordaram chapas metálicas com sinais de desejo de memória, encantamento com a história e um sutil e revigorante toque de subversão”.

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul empenha-se em manter uma programação variada, que interesse ao público apreciador de arte e que atraia novos frequentadores.  Por meio deste e de outros projetos similares, o MACRS cumpre uma das suas principais metas, que é a de valorizar e divulgar o trabalho dos artistas, e colabora para que as carreiras artísticas já iniciadas tenham continuidade.

Serviço:

    
O Último Homem na Lua - EXPOSIÇÃO / LANÇAMENTO DO LIVRO
Abertura: 07 de dezembro de 2012, sexta-feira, 19h.
Local: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS)
Galeria Xico Stockinger, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre (RS/Brasil).

GRAVANDO / PROJETO 12X14 / ESPAÇO + ATELIÊ: CRIS ROCHA E KIKA LEVY
Abertura: 07 de dezembro de 2012, sexta-feira, 19h.
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS)
Galeria Sotero Cosme, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre (RS/Brasil).

Visitação de 07 de dezembro de 2012 a 24 de fevereiro de 2013. 
Segunda das 14h às 19h,
de terça a sexta, das 10h às 19h,
sábado, domingo e feriados, das 12h às 19h.

Informações: T +55 51 3221 5900 / mac@sedac.rs.gov.br / macrs.blogspot.com / facebook.com/contemporanears