Crônicas cubanas: lançamento da Editora Proa no MACRS reúne textos e fotos para desenhar perfil de Havana.

No dia 24/11, “Habaneras”, de Walter Karwatzki, tem sessão de autógrafos com parte da venda de exemplares revertida para ONG Via Vida.

Histórias, lendas urbanas e causos registrados em conversas casuais com moradores da capital cubana. Estas são as linhas que tecem a coletânea de crônicas “Habaneras”, do fotógrafo alagoano radicado em Porto Alegre, Walter Karwatzki. A obra ganha sessão de autógrafos com exposição fotográfica no dia 24 de novembro de 2012, às 11h, no Museu de Arte Contemporânea do RS - Espaço Vasco Prado, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre/RS (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico).

Em viagem realizada entre 1994 e 1995 ao país caribenho, o autor dedicou-se a experimentar uma Havana que escapa do óbvio e passo ao largo dos olhos dos turistas:

A grande beleza de uma cidade está na história de seu povo e nas histórias que seu povo conta. Em Havana, ouvi e vivi histórias que certamente não teriam sido possíveis se eu não tivesse fugido dos óbvios roteiros recomendados pelas agências de turismo ―, sustenta Karwatzki, que registra alguns contornos da cultura cubana em 16 fotografias coloridas publicadas em “Habaneras”. Nas imagens, os personagens são diversos e diferentes entre si: crianças e idosos sob o sol caribenho, antigos carros que trafegam por antigas vielas, portas e janelas estreitas em construções pobres de reparo e ricas em histórias ― estas, narradas ao autor por habaneros bem humorados; caso da jovem Mabel, forçada a remover o esmalte das unhas com repelente de insetos devido ao embargo econômico que bloqueia a entrada de derivados de petróleo ao país caribenho. Assim, a criatividade que embala a sobrevivência dos cubanos é a mesma expressa nas histórias e causos registrados na obra de Karwatzki.

Do total arrecadado com a venda de “Habaneras” durante o evento, 20% será doado para a ONG gaúcha Via Vida, dedicada à conscientização do transplante de órgãos. As imagens expostas no local também estarão à venda, com arrecadação revertida para a mesma organização. O livro estará à venda no evento pelo preço de capa, R$ 40,00.

Serviço:

O QUE: Lançamento com sessão de autógrafos e exposição fotográfica do livro “Habaneras”, de Walter Karwatzki.
QUANDO:
24 de novembro de 2012, às 11h.
ONDE:
Museu de Arte Contemporânea do RS - Espaço Vasco Prado, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre/RS.
INFORMAÇÕES: (51) 3221 5900 / mac@sedac.rs.gov.br

Saiba mais!

Sobre a editora
Fundada em outubro de 2011 pelo escritor e jornalista Benhur Bortolotto, a Proa é uma editora situada em Uruguaiana, RS, com publicação média de dez títulos por ano. Com seleção criteriosa de obras e autores, seu catálogo contempla escritores gaúchos de relevância cultural e literária em edições que zelam pela qualidade gráfica e pela sua contribuição à literatura brasileira. Entre seus próximos lançamentos, estão “Vai ou Racha”, crônicas do psiquiatra Rônei Rocha, “Temos Ossos Para o Feijão”, coletânea de contos de Vera Molina, e “Mais Contos e Causos em Uruguaianês”, de Valéria Surreaux.

Sobre o autor de “Habaneras”
Walter Karwatzki nasceu em Maceió, Alagoas, em 1955; vive e trabalha em Porto Alegre, RS, desde 1980. É coordenador de Projetos Culturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRS, membro do Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do RS – MACRS e membro da Diretoria da Associação Riograndense de Artes Plástica Francisco Lisboa nas gestões 2008-2010 e 2012-2014. Já realizou exposições fotográficas em vários estados brasileiros, no Uruguai, Argentina, Canadá e EUA. Vencedor de prêmios, concursos e distinções como fotógrafo no Brasil e na Argentina e já participou de obras coletivas. “Habaneras” é sua estreia como cronista de viagens.

Sobre a obra
Coletânea de crônicas e fotografias “Habaneras”

Autor: Walter Karwatzki
ISBN:
978-85-64318-14-4
Tamanho: 13,5cm X 21cm
Preço de capa: R$ 40,00
Páginas: 80 pp.
Fotografias coloridas.


Assessoria de Imprensa:
Vitor Diel
51. 96 77 14 67
51. 35 16 14 67
vitor.diel@gmail.com