MACRS apoia lançamento da obra infantil Museu Desmiolado

por que um museu?

perguntou a musa ao dicionário

porque é necessário respondeu

tem que ter

um lugar

onde ver cabe dentro do olhar

E tem que ter um outro lugar onde todo ovo é quadrado, onde meia fedida e sapato furado são catalogados minuciosamente ou onde as palavras que tomaram chá de sumiço permanecem vivas.Sim, esses e outros museus um tanto desmiolados existem!

Alexandre Brito criou divertidos e intrigantes museus, Graça Lima deu a cada um deles formas e cores ainda mais especiais e a Editora Projeto os lançou no livro Museu Desmiolado. Ao mesmo tempo em que brinca com a ideia de museus tão estapafúrdios, o autor fala sério e utiliza uma linguagem bastante requintada, apostando na inteligência e na curiosidade do leitor.

Museu desmiolado teve lançamento e sessão de autógrafos no dia 30 de junho, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. As ilustrações originais de Graça Lima ficarão em exposição no mesmo local, na Sala Vasco Prado, do dia 30/06 até o dia 17/07.

Os autores:

Alexandre Brito é poeta, músico e editor da ameopoema. Tem três livros adultos publicados: O fundo do ar e outros poemas (2004), Zeros (1991) e Visagens (1986). Seu primeiro livro infantil, Circo Mágico (2007), foi indicado ao prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2008. Brito também integra a banda os poETs, que teve o primeiro CD lançado em 2005, Música Legal com Letra Bacana.

Graça Lima é ilustradora formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Ganhou vários prêmios com seu trabalho, entre eles os da FNLIJ Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem e muitos Altamente Recomendável. Recebeu três vezes (1982, 1984 e 2003) o Prêmio Jabuti na categoria ilustração. Fora do Brasil recebeu quatro vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Atualmente é professora de Metodologia Visual na Escola de Belas Artes da UFRJ.