Primeira Exposição 2011



Em 2011, o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul inicia uma nova fase na sua trajetória de conquistas e transformações, sem abdicar de oferecer ao público significativas criações artísticas contemporâneas que possam imprimir uma face cultural em nossa sociedade.

Sensível a este momento de renovação, a artista paraense Flavya Mutran, veencedora da XI Edição do Prêmio Funarte Marc Ferrez de fotografia, inaugura o programa de exposições do MAC-RS deste ano. Sob o Título de "Pretérito Imperfeito de Territórios Móveis", a mostra reúne uma coleção de retratos em que se relacionam questões que dizem respeito à publicação, o uso e a apropriação de imagens privadas no espaço público virtual e real.


A artista FLAVYA MUTRAN, cercada pelos amigos,
os artistas Walter Karwatzki e Flávio Gonçalves


A artista atualmente está em conclusão de mestrado do Programa de Pós Graduação de Artes Visuais do Instituto de Artes da Univesidade Federal do Rio Grande do Sul, com orientação da professora e artista Maristela Salvatori. Desse modo, o museu, com este projeto, além de estabelecer o intercâmbio com a produção representativa de outro estado e a parceria com a Funarte, também se reaproxima da nossa principal instituição de formação artística para estabelecer, respectivamente, a realção tripartite entre artista, estado e universidade na gestão do museu, a nosso ver mais abrangente, democrática e participativa.



A exposição de Flavya Mutran ainda nos parece emblemática na medida em que coloca diante de nós uma identidade que não é mais fixa e que muda diariamente com os avanços tecnológicos, tornando público aquilo que era privado, íntimo, pessoal, trazendo o universo da internet e da rede social para dentro do museu e, ao se construir através da poética do seu olhar um novo e poderoso território para a diversidade da subjetividade humana, está colaborando para a construção de uma nova idéia de museu a ser construído dentro de nós.

André Venzon

Diretor do MAC-RS



Créditos de Imagens: Vídeo - TV AZUL, Fotos - Ana Cristina Gonzales