Museu de Arte ao alcance de um clic

Agora já dá para visitar museus como o Metropolitan Museum of Art (Nova York), o Hermitage (São Petesburgo), o Rijksmuseum (Amsterdã) e o Tate Gallery (Londres) através do ART PROJECT, iniciativa do Google que permite o acesso pela internet a uma coleção única de obras de arte de 17 dos principais museus do mundo.

Graças a uma tecnologia semelhante à usada para fazer o mapeamento de ruas para o site Street View, a página http://www.googleartproject.com/ permite ao internauta fazer uma visita virtual, com visão em 360 graus, a 17 instituições de arte célebres como o americano MoMA e os espanhóis Reina Sofia e o Thyssen-Bornemsiza.


O Google reproduziu as imagens com uma resolução de 7 bilhões de pixels - uma qualidade mil vezes maior do que a das câmeras digitais convencionais - o que permite observar com uma visão microscópica os detalhes das obras. Além das pinturas mais detalhadas, é possível ver outras milhares de obras nas paredes dos museus, acompanhadas de explicações em vídeos do YouTube de três minutos, feitos por especialistas.